quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Animação

A idéia desse blog é reunir o que vejo por aí.
Espero que dê certo.

Estou cursando uma matéria de animação do curso de cinema com o Professor Antônio Moreno.
Bom, aprendi que animação não era inicialmente voltada para crianças, no entanto as animações hoje são produções muito mas rentáveis que os filmes chamados "ao vivo", isso se dá graças ao produtos licenciados com os personagens, que somam um montante absurdo e lucrativo para seus produtores.
O estúdio Disney em 1940, fez um longa-metragem de animação que não era nada infantil: Fantasia é considerado um clássico.O filme consiste basicamente de oito segmentos animados, acompanhados de música clássica de grandes mestres. No entanto, recebeu duras críticas e só entrou no circuito "cult" sendo reconhecido como obra de qualidade, 25 anos mais tarde.
Para sua época o filme possuía uma imagem e som muito evoluídos.Tão evoluidos que se for lançado em DVD o filme não precisava de ser restaurado, algo que nunca aconteceu em mais nenhum filme até agora lançado.

neste link há alguns posters do filme: http://www.imdb.com/title/tt0032455/posters


Outra descoberta da primeira aula foi a artista alemã Lotte Reininger, suas animações são com silhuetas e os desenhos são lindinhos demais!
Ela foi precurssora em diversos efeitos técnicos e o primeiro filme dirigido por ela foi em 1919.
Um dos vídeos que achei na rede é Hansel and Gretel.
Considerações: Este blog é amador no sentido literal da palavra. Se alguém ler alguma coisa errada ou incompleta por aqui, sinta-se a vontade em mandar sugestões.

link de hansel and gretel: http://www.youtube.com/watch?v=KxkIGXVwZTM

3 comentários: